quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Adeus açúcar!

De que vale um sorvete não adoçado? Um suco de limão não açucarado? Ou um brigadeiro preparado com achocolatado e leite condensado?
Sobremesas bem adocicadas fazem a alegria de crianças, adultos, idosos, cachorros e tudo mais. Com isso, muitas vezes, o açúcar  é consumido em grande quantidade.
Eu já havia deixado o açúcar parcialmente de lado, mas agora é definitivo! Como assim Ivna? É isso mesmo. Quem vê o açúcar branquinho, fininho, soltinho, doce e muito gostoso, nem imagina que o seu consumo tem sérias restrições.  O açúcar ou a sacarose é um carboidrato formado por glicose + frutose, é reconhecido por sua característica de palatabilidade, ou seja, de tornar os alimentos saborosos. Mas com relação à importância nutricional, ele pode ser abolido do cardápio sem nenhum prejuízo para a saúde, pois ingerimos muitas outras formas de carboidratos em nossa dieta e, estes, sim, são fundamentais.


Não é apenas a soma de quilos a mais na silhueta que o abuso do alimento provoca. As cáries dentárias também estão associadas a ele. Mas, diferentemente do que se imagina, o branquinho irresistível não induz à diabetes. É a obesidade que leva a este e a outros males. O uso exagerado aumenta o valor calórico das dietas e propicia o ganho de peso, que pode predispor a doenças, como hipertensão arterial e problemas cardiovasculares. Tudo isso acaba se tornando um desafio para o nosso País, que é um dos maiores produtores mundiais do alimento.

É durante o refinamento, processo em que são adicionados produtos químicos, como clarificantes, antiumectantes e conservantes, que o açúcar perde componentes valiosos e torna-se pobre em termos nutricionais. Sem desmerecer a importância da glicose (energia) fornecida ao organismo, o problema está na qualidade extremamente baixa dessa glicose e nos malefícios causados pela sua ingestão. O açúcar refinado possui as chamadas 'calorias vazias', ou seja, não tem nada a mais de nutrientes ou benefícios a oferecer.

MUDANDO O PALADAR

Ao invés de correr pro potinho de açúcar, opte por adoçantes que deixam os alimentos docinhos e são mais saudáveis, além de que a diferença na quantidade de calorias é a característica mais importante quando se compara o açúcar ao adoçante. Lógico que em algumas raras ocasiões um doce é simplesmente irresistível, que atire a primeira pedra quem nunca caiu em tentação diante de uma vitrine repleta de guloseimas que adoçam a alma. Mas se a convivência pacífica entre o açúcar, a saúde e a silhueta impecável está ficando difícil, a solução é procurar escolhas saborosas e similares para fazer a substituição.




Fontes: Corpo a corpo
           

3 comentários:

  1. Verdade viu Ivna, açúcar + dieta não combinam. Eu tento evitar o máximo que posso.

    ResponderExcluir
  2. Açúcar? correeeeeeeeeeeeeeee!
    Não da p conciliar mesmo. Adorei o post flor!

    ResponderExcluir
  3. Saudações Ivna! Adorei o post... quer ler algo a mais, de uma olhada num post que escrevi http://vaidadezero.blogspot.com/2011/09/acucar-verdade-amarga.html Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela força ^^'

Caso queiram me contactar via e-mail: ivnasimons@hotmail.com

Se possível, deixe algum tipo de contato (e-mail, blog, etc.)
Volte sempre.
Cuide-se!
;***jão